Nesta Quinta Enéada as três hipóstases – o uno, a inteligência, a alma – do sistema de Plotino. O uno como gerador da inteligência, e esta como geradora da alma. Na concepção do uno, a alma abstraindo-se dos objetos exteriores, reentrando em si mesma, examinando sua natureza própria. Para o homem o verdadeiro conhecimento de si mesmo pressupondo a identidade do sujeito pensante e do objeto pensado. As coisas geradas contidas nos princípios dos quais procedem. O princípio supremo não contido por nada e contendo todas as coisas. O mundo incluído na alma universal, esta na inteligência, esta última no princípio incluidor de tudo e não incluído em nada. Os princípios pensantes: a inteligência, a alma; acima desses, o primeiro princípio, causa do pensamento. Cada alma individual como eterna; a diversidade entre os indivíduos tendo por causa a diferença de razões seminais. A beleza da alma tendo por princípio a perfeição da inteligência. A natureza da inteligência contendo as essências ou ideias; a inteligência como arquétipo universal da ideia de todas as coisas existentes no mundo sensível. A alma particular de existência real por si mesma e de compreensão no mundo inteligível.
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